Sejam bem vindo(a)s!!!

"A SAÚDE E O PRAZER SÃO PARA O HOMEM O QUE O SOL E O AR SÃO PARA AS PLANTAS"

As informações têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.

quarta-feira, setembro 28

FORTALEÇA SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

Os ambientes orgânicos mais ácidos são os ambientes ideais para a proliferação de vírus e bactérias e os vilões sãos alimentos industrializados, ricos contribuidores em criar um ambiente sanguíneo ácido capaz de enfraquecer as nossas defesas, permitindo as infecções.
O que devemos fazer então para reforçar o nosso sistema imune?

Sabendo que o nosso corpo é como um templo e necessita ser preservado, o desenvolvimento de bons hábitos de higiene, o controle da ansiedade e do equilíbrio nervoso, a exposição moderada aos raios solares, a atividade física regular e o mais importante, o consumo de alimentos que promovam saúde e preservem a vida com qualidade, são algumas dicas para dar maior resistência ao nosso sistema imunológico reforçando nossas defesas.

OS 10 MELHORES ALIMENTOS

1 – AZEITE DE OLIVA

O azeite de oliva é chamado de “alimento da longevidade”, pois as pessoas que o consomem regularmente e de maneira adequada têm menos chances de terem câncer, derrames, doenças cardíacas, etc. Tem na sua composição a predominância da gordura monoinsaturada, sendo um remédio para as artérias. Diminui o colesterol ruim LDL, aumenta ou mantém os níveis do colesterol bom HDL e tem ação antioxidante, impedindo que o colesterol LDL, oxide ou cause danos às artérias.

Use de preferência o azeite de oliva extravirgem (prensado a frio), nas saladas e por cima do prato já pronto. Ele deve ser usado somente a frio. Não use o azeite de oliva para cozinhar pois em alta temperatura ele satura. Use o mínimo possível de gordura para cozinhar e coloque azeite de oliva no prato já pronto.
2 – ALHO





O alho possui em torno de 15 substâncias antioxidantes o que o torna um potente alimento contra doenças. Tem ação antibiótica, diminui a pressão arterial e o colesterol ruim LDL e desestimula a formação de coágulos sanguíneos. Contém compostos anticancerígenos e antioxidantes, sendo um alimento potencialmente preventivo do câncer, principalmente o de estômago. Bom contra a gripe, é descongestionante, expectorante e anti inflamatório. Aumenta a resposta imunológica do organismo. É antidiarréico e diurético. Melhora o humor e tem efeito calmante brando.

O alho cru parece ser mai potente, porém mesmo cozido não perde seus efeitos afinando o sangue e protegendo as artérias. Coma-o de preferência cru mas também cozido. Amasse no espremedor uma cabeça de alho, coloque-a num recipiente com tampa, complete com azeite de oliva e guarde-o na geladeira. Use este molho na salada, no prato já pronto e na sopa.
3 –ÔMEGA-3
A gordura ômega-3 (poli-insaturada) é considerada essencial pois não é produzida pelo nosso organismo e portanto deve fazer parte da nossa dieta.
As maiores fontes de gordura ômega-3 encontram-se nos peixes, principalmente os de água fria como salmão, atum, sardinha, cavalinha, arenque, etc. e no óleo de peixes. É encontrada também na linhaça e óleo de linhaça, no azeite de oliva, óleo de canola, nas nozes, castanhas, etc.

Inúmeros são os seus benefícios:
·         Previne contra as doenças cardiovasculares
·         Impede a formação de plaquetas (coágulos)
·         Torna as membranas celulares mais flexíveis
·         Impede danos às células, ocasionados pelos radicais livres
·         Aumenta o colesterol bom HDL
·         Diminui os triglicerídeos
·         Diminui a pressão arterial
·         Tem ação anti inflamatória
·         Melhora o funcionamento do cérebro
·         Ajuda na prevenção do desenvolvimento de intolerância à glicose, na diabetes tipo II.

4 – OLEAGINOSAS
As frutas oleaginosas como as nozes, castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas, avelãs, são compostas principalment por gordura insaturada que protege as artérias e o coração. Têm atividade anticancerígena e diminuem o colesterol ruim LDL.
Contêm vitamina E, que tem ação antioxidante e são ricas fontes de cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, potássio, cobre e zinco.
Especialmente a castanha-do-pará contem alto teor de Selênio, um antioxidante que protege contra o câncer e doenças cardíacas. Uma castanha-do-pará contem 118 mcg de Selênio.
As nozes regulam a insulina e o açúcar no sangue, sendo um bom alimento para as pessoas com intolerância à glicose e diabéticos.

As frutas oleaginosas, por conterem alto porcentual de gordura, são muito calóricas.
  • 100 g de nozes têm 620 calorias.
  • 100 g de castanha-do-pará têm 643 calorias.
  • 100 g de avelãs têm 628 calorias.
5 –FRUTAS
 As frutas, além das vitaminas e sais minerais, contêm fitoquímicos, que são substâncias que protegem e trazem benefícios ao nosso organismo, como por exemplo:
  • BETA CAROTENO – pigmento cor de laranja, encontrado no damasco seco, maracujá, ameixa-preta, caqui, mamão, toranja, acerola, manga, tangerina, goiaba, melancia, etc.
  • VITAMINA C – encontrada na acerola, caju, goiaba, kiwi, mamão, morango, laranja, limão, abacaxi, toranja, manga, tangerina, melão, etc.
  • LICOPENO – encontrado predominantemente na melancia e em pequenas quantidades no damasco seco, goiaba vermelha, mamão, etc.
  • GLUTATIONA – encontrada principalmente no abacate e melancia.
  • ANTOCIANINA – encontrada nas amoras, framboesas, cerejas, uvas pretas, morangao, açaí, acerola.
  • LIMOINÓIDES – encontrado na laranja, lima, tangerina, limão e toranja.
  • RESVERATROL – encontrado na casca da uva e suco de uva.
 6 – FIBRAS
Podemos classificar as fibras em solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis são encontradas na aveia, farelo e farinha de aveia, leguminosas como o feijão, lentilha, ervilha seca, grão-de-bico e soja, na polpa de frutas como abacate, maçã, pera, laranja, banana, manga, mamão e figo, nas hortaliças como cenoura, batata, couve-flor, beterraba, couve-de-bruxelas e ervilha verde e sementes como a linhaça. As fibras solúveis diminuem o risco de doenças cardíacas, reduzem os níveis de colesterol e glicemia e ajudam a eliminar metais pesados do organismo.

As fibras insolúveis são encontradas no farelo de trigo e germe de trigo, pães integrais, cereais como arroz integral e milho, nozes, amêndoas, amendoim, cascas de frutas como a da maçã e pera e nas folhas verdes. As fibras insolúveis melhoram o funcionamento do intestino e ajudam na prevenção e redução do câncer de cólon.
  7 – SEMENTES
As sementes de linhaça, gergelim, girassol e abóbora são ricas fontes de proteínas, vitaminas e sais minerais e principalmente de gordura insaturada que nos protege contra doenças cardiovasculares.

As sementes de linhaça são riquíssimas em fibras e atuam como reguladoras intestinais. São excelentes fontes de gordura ômega-3, protetora do coração e artérias e são a maior fonte de um fitoquímico, a lignana que atua na prevenção do câncer de mama. São também recomendadas contra o ressecamento ocular.
As sementes de gergelim, além de ricas fontes de gordura insaturada, contêm lecitina que facilita a dissolução das gorduras e colesterol.
As sementes de girassol são ricas em vitamina E, um antioxidante que protege o coração e as artérias.
As sementes de abóbora têm propriedades anti inflamatórias sendo recomendadas no tratamento da próstata e sistema urinário. Devem ser consumidas frescas, cruas e sem sal.
 8 – HORTALIÇAS
As hortaliças, que em uma classificação popular incluem as verduras, legumes, raízes e feculentos, são ricas fontes de vitaminas, sais minerais e fitoquímicos que são substâncias ativas biologicamente que protegem e trazem benefícios ao nosso organismo, como por exemplo:
  • BETA  CAROTENO – encontrado na pimenta vermelha, batata doce, cenoura, todas as verduras de folhas verdes, abóbora, pimentão vermelho, alho porró, tomate, ervilha verde, etc.
  • VITAMINA C – encontrada no pimentão vermelho, verde e amarelo, pimentão doce, salsinha, pimenta vermelha, brócolis, cebolinha, couve-flor, couve, alho cru, espinafre, folhas de mostarda, tomate, nabo, alcachofra, etc.
  • LICOPENO – encontrado no tomate.
  • CAPSAISINA – encontrada na pimenta vermelha.
  • CUMARINA – encontrada da cenoura e salsinha.
  • FITALIDOS – encontrado na salsinha.
  • FLAVONÓIDES – encontrado nos legumes, verduras e raízes.
  • ISOTIOCIANATOS – encontrados no brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas e folhas de mostarda.
  • LUTEÍNA – encontrada na couve, espinafre, brócolis, agrião, couve-flor, ervilha, milho.
  • MONOTERPENOS – encontrados na salsinha.
  • SULFETOS ALÍLICOS – encontrados no alho, cebola, cebolinha, alho porró.
  • SULFURAFANE – encontrado no brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, gengibre.
 9 – GRÃOS
Os grãos são excelentes fontes de nutrientes como fibras, minerais e vitaminas. Alguns grãos em especial recebem maior atenção como o :
  • Arroz integral – contém muito mais fibras, vitaminas, sais minerais e fitoquímicos (substâncias antioxidantes) do que o arroz branco. Não contém glúten.
  • Aveia – diminui o colesterol ruim LDL e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Contém glúten.
  • Quinua – rica fonte de vitaminas, sais minerais e proteínas, possui todos os aminoácidos essenciais. Não contém glúten.
  • Soja – rica fonte de proteínas. Reduz o colesterol ruim LDL e contém isoflavona, uma substância que é a versão vegetal do hormônio estrogênio, recomendada para mulheres na menoupausa.
  • Trigo integral – mais rico em nutrientes e fitoquímicos do que a farinha branca refinada. Contém glúten.
  • O trigo integral e o farelo de trigo são ricos em fibras, prevenindo a constipação.
  • O farelo de trigo tem atividade anticancerígena, prevenindo o câncer de cólon de intestino e nas mulheres o câncer de mama.

10 – CONDIMENTOS
Alguns condimentos, além de darem um sabor especial e um aroma agradável aos alimentos, agem como protetores do nosso organismo.
  • Atividade anticancerígena e antioxidante (agem contra os radicais livres): gengibre, hortelã, salvia, manjericão, alcaçuz e cravo.Atividade anticancerígena: açafrão-da-índia, orégano, alecrim, tomilho e estragão.
  • Atividade antioxidante: cominho, manjerona e noz-moscada.
  • O gengibre é anticancerígeno  e excelente no  tratamento de náuseas, vômitos, enjôos, dores de cabeça, gripe, diarréia, dor de estômago e reumatismo. É anti trombótico e anti-inflamatório.
  • A canela estimula a atividade da insulina, sendo um ótimo alimento para pessoas com diabetes tipo II. Ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue.             


OS 10 PIORES ALIMENTOS

1 – GORDURAS
As doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam no mundo, sendo que o excesso de consumo de gorduras é o maior fator que leva ao aparecimento destas doenças. As frituras, a gordura saturada e a gordura trans contribuem para a obesidade e a formação da gordura viceral (que se acumula na região da cintura), ocasionando uma doença chamada Síndrome Metabólica – um conjunto de doenças que incluem diabetes, pressão alta e colesterol e triglicérides altos. A gordura saturada aumenta o colesterol ruim LDL e forma placas de ateromas nas artérias. Está associada aos cânceres de próstata e mama. A gordura trans é pior do que a gordura saturada pois além de elevar o colesterol ruim LDL também diminui o colesterol bom HDL.


A batata frita tanto nos óleos vegetais como na gordura vegetal hidrogenada (nos fast-foods) é considerada um dos piores alimentos pois é a combinação do excesso de amido com excesso de gordura. Fazendo uma comparação, 100 g de batatas cozidas têm 85 calorias, ao passo que 100 g de batatas fritas têm 280 calorias.
Recomendações:  tire toda a gordura possível da carne e cozinhe-a na panela de pressão com bastante água e temperos. Depois de cozida, peneire o caldo, coloque-o na geladeira e no dia seguinte retire a nata de gordura que se formou e joque-a fora. Evite as gorduras saturadas, as trans e as frituras. Use bastante azeite de oliva, de preferência o extravirgem (somente a frio), na salada e no prato já pronto. Não cozinhe com o azeite de oliva, pois em alta temperatura ele satura. Use o mínimo possível de gordura para cozinhar.

2 - SALSICHA

A salsicha, assim como outros embutidos e frios como linquiça, paio, salame, mortadela, presunto, peito de peru, rosbife, apresuntado, bacon, etc., patês de carne, frango e presunto, além do excesso de gordura saturada e sal, contêm conservantes como o nitrito e o nitrato de sódio que se transformam no estômago em nitrosaminas, substâncias com alto potencial cancerígeno. As nitrosaminas são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago nos países que consomem embutidos e frios em excesso. A cidade de São Paulo tem um dos maiores índices de câncer de estômago do Brasil.
3 –CHURRASCO
O churrasco é potencialmente cancerígeno por dois motivos. A carne, quando aquecida em temperaturas altas, acima de 160º, libera uma substância chamada amina aromática heterocíclica com alto potencial cancerígeno. Outras formas de preparo de carne em altas temperaturas como fritar e grelhar também liberam as aminas. Por outro lado, o próprio carvão quando aquecido libera substâncias cancerígenas, como o benzopireno e o alcatrão. O Rio Grande do Sul, onde o consumo de churrasco é muito alto, tem o maior índice de câncer de intestino do Brasi.

4 –REFRIGERANTE

O refrigerante é o produto mais vendido em todo o setor alimentício, consumido por todas as classes sociais e etárias, principalmente pelas crianças e adolescentes.
É considerado um anti alimento pois não tem valor nutricional e ao invés de fornecer nutrientes ao nosso organismo, retira dele minerais como o cálcio, podendo causar osteoporose.
Devido a sua alta concentração de açúcar, o seu consumo em excesso pode levar à obesidade, à Síndrome Metabólica e à formação de celulite. Causa cáries  e provoca erosão ácida que á a perda constante dos minerais que formam o esmalte dos dentes. O excesso de cafeína dos refrigerantes à base do cola pode causar insônia e irritabilidade.

 Recomendações: evite os refrigerantes substituindo-os por água, sucos naturais de frutas, água de coco, chás, vitaminas, etc.

5 - AÇUCAR
O  açúcar  branco,  durante  o  processo  de  refinação,   perde praticamente  todas  as  suas vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras, transformando-se em um alimento composto de 90% de sacarose concentrada, com alto teor calórico.

É o alimento que mais contribui para a obesidade e em consequência outras doenças como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, aumento dos triglicérides e colesterol, descalcificação, desmineralização, cáries dentárias e diminuição do sistema imunológico.
Hoje o homem consome açúcar em excesso, além de suas necessidades reais. O brasileiro consome em média 200 gramas de açúcar por dia, o que equivale a 6 quilos por mês e 72 quilos por ano.

Recomendações: substitua o açúcar branco refinado por açúcar mascavo, orgânico, demerara, rapadura ou mel e cosuma-o com moderação. 

6 – ÁLCOOL
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 76 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de transtorno causado pelo consumo de bebidas alcoólicas. Mais de 60 doenças estão associadas ao consumo do álcool, como a cirrose hepática e os cânceres de fígado, esôfago, laringe, mama e próstata.

O consumo abusivo de cerveja pode causar acidez gástrica, inchaço e transtornos renais. Por ser muito calórica, como toda bebida alcoólica, contribui para a Síndrome Metabólica. Um copo de cerveja Pilsen de 300 ml possui 300 calorias. 

Recomendações: crianças, adolescentes e mulheres grávidas não devem de maneira alguma ingerir bebidas alcoólicas. As pessoas que já têm o hábito de beber devem reduzir ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas. As pessoas que não bebem, não devem passar a beber para melhorar a saúde.

7 – SALGADINHOS
 
Os salgadinhos de pacote, consumidos em larga escala pelas crianças, são a combinação de excesso de sal com o excesso de gordura saturada ou trans e amido.
O excesso de sal colocado na comida, assimo como o excesso de sal contido nos alimentos industrializados como caldos de frango e carne, temperos prontos, sopas prontas, macarrão, frios e embutidos, etc. ocasiona hipertensão arterial, problemas renais, catarata a até casos de câncer de estômago nas populações que consomem muitos alimentos preservados com sal como carne de sol, charque e peixes salgados.
Um pacote de 100 g de Ovinhos de amendoim Elama Chips tem 1156 mg de sódio, o que corresponde a 48% das necessidade diárias desse mineral. Um pacote de Stiksy de 90 g tem 1803 mg de sódio, o que corresponde a 75% das necessidades diárias desse mineral.
Recomendações: evite salgadinhos de pacote e alimentos com excesso de sal.
8 – PÃO BRANCO
O pão branco da padaria (pão francês) é praticamente composto de farinha branca refinada com pouco valor nutricional, ou melhor excesso de carboidratos. O consumo excessivo de farinha branca refinada, contida no pão francês, baquetes, pães de forma, pães para hambúrguer e hot-dog, bolos, bolachas, bolachas recheadas, biscoitos, macarrão, pizza, etc., contribui para a obesidade e Sìndrome Metabólica, aumenta a viscosidade de sangue, provoca excesso de acidez no organismo, artrose, artrite, etc.

Recomendações: evite o consumo excessivo de farinha branca e procure consumir alimentos com a farinha integral.

9 –ADITIVOS
Os aditivos adicionados aos alimentos industrializados para aumentar a sua durabilidade, melhorar o seu sabor e aparência como corantes, conservantes, antioxidantes, acidulantes, umectantes, anti umectantes, edulcorantes, espessantes, estabilizantes, podem ser prejudiciais à saùde. Muitos não provocam efeitos adversos, mas muitos são prejudiciais ao nosso organismo como corantes artificiais que podem provocar crises de asma, bronquite, alergias, dores de cabeça nas crianças e adultos em geral e hiperatividade e insônia nas crianças. Edulcorantes artificiais (adoçantes artificiais), conservantes e outros aditivos também são prejudiciais à saúde.


Recomendações: evite alimentos industrializados com aditivos prejudiciais à saúde.

10 –ALIMENTOS DIET

Muitas pessoas que fazem dieta abusam de alimentos diet, imaginando que mesmo se consumirem estes alimentos em excesso, como são diet, vão emagrecer. Ao invés destas pessoas fazerem uma reeducação alimentar, alimentando-se de uma forma equilibrada com o consumo de frutas, verduras, legumes de grãos em geral, preferem consumir alimentos rotulados de diet, que em excesso somam muitas calorias.

Os alimentos diet contêm edulcorantes artificiais como o ciclamato de sódio, a sacarina e o aspartame que são prejudiciais à saúde. Inúmeras doenças estão relacionadas com o consumo excessivo do aspartame. Ele está presente em alimentos diet como refrigerantes, sucos, sucos artificiais, gelatinas, pudins, bombons, sorvetes, doces, balas, chicletes, etc. eno próprio adoçante artificial.

Muitos fazem uso abusivo do adoçante artificial em cafés, sucos e outras bebidas e além disso consomem o açúcar branco em doces, bolos, bebidas, etc. Convém adotar um açúcar de preferência mascavo, orgânico, demerara, mel, etc., que não seja o branco e usá-lo moderadamente e assim evitar os adoçantes artificiais.

Recomendações: evite adoçantes artificiais e alimentos diet, procurando fazer uma dieta equilibrada em açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário