Sejam bem vindo(a)s!!!

"A SAÚDE E O PRAZER SÃO PARA O HOMEM O QUE O SOL E O AR SÃO PARA AS PLANTAS"

As informações têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.

segunda-feira, outubro 31

APRENDA A RELAXAR

Pare neste exato instante e perceba suas tensões.
Muitas pessoas desconhecem a enorme necessidade que todos nós temos de aprender a relaxar. A maioria não consegue parar para respirar conscientemente e nem ao menos percebe o que está acontecendo em seus corpos quando se encontram sob tensão. Toda tensão muscular envolve uma tensão de igual proporção na mente e vice-versa.

Quando relaxamos nosso corpo, relaxamos também nossos processos mentais e psíquicos, porque nossos nervos, tecidos e músculos descansam e o prana (ou energia vital) é armazenado e conservado em todos os nossos corpos, do físico ao sutil. Mas para que isso aconteça é preciso que você decida se entregar e confiar. E todos sabemos que a entrega e a fé também fazem parte de nosso aprendizado como seres humanos.

É somente na entrega e na confiança na vida que podemos viver um estado de total relaxamento.


O relaxamento é um método de reprogramação psico-fisiológica que acontece a partir de algumas técnicas dirigidas, com o único propósito de restaurar e reconstituir o contato com a fonte da vida. Quando nos entregamos e confiamos no ciclo da vida, sem nenhuma defesa ou resistência, nossos medos perdem o sentido e experimentamos um estado de plenitude, vitalidade e descontração.

Pare neste exato instante e perceba suas tensões. Observe sua barriga, seu pescoço, nádegas, testa, mandíbula e ombros. Estão relaxados? Acredito que não. Procure entender que nosso corpo e nossa mente trabalham em uníssono, ou seja, eles são funcionalmente idênticos, estão intimamente ligados.


Se seus músculos estão tensos e contraídos, assim se encontra sua mente.
Nossa mente é, diariamente, submetida ao estresse pela quantidade de estímulos que recebe a cada minuto. Se você não se permite alguns minutos de relaxamento diário, feito conscientemente, você corre o risco de ficar doente, desvitalizado, confuso e desorientado.


É preciso parar para ouvir o que diz a voz de nosso silêncio.

O estado de tensão contínua nos leva à debilidade de nossa saúde e perdemos nossos recursos energéticos.

O relaxamento ideal deve compreender os aspectos físicos, mentais e espirituais. Existem alguns exercícios simples que você pode fazer todos os dias antes de dormir ou quando estiver sossegado em sua casa.

Primeiro aconselho você a sentar ou deitar em um lugar confortável e silencioso. Se quiser coloque uma música agradável para facilitar o processo de relaxamento. Lentamente, focalize seus pés. Contraia e relaxe a musculatura deles seguidamente. Vá subindo esse foco para o restante de seu corpo.

  • Contraia e relaxe as suas panturrilhas, seus joelhos.
  • Contraia e relaxe as suas coxas, nádegas e genitais.
  • Continue subindo - agora contraia sua barriga, fique com ela contraída por alguns segundos e relaxe. Solte-a completamente.
  • Contraia e relaxe todo seu abdome, tórax, ombros, braços, mãos e dedos.
  • Contraia e relaxe a sua coluna vertebral, suas costas.
  • Contraia e relaxe o seu pescoço, testa face, nariz, lábios, língua e garganta.
  • Agora relaxe todo seu corpo, deixe-se derreter, expandir-se e fique atento apenas em sua respiração, que deve ser lenta, profunda, rítmica e estável. Procure ficar nesse estado o tempo máximo que conseguir.

Relaxar deve ser um hábito, uma disciplina.

Quando você se propuser a relaxar todos os dias, poderá sentir as diferenças corporais, emocionais e mentais. Sua tensão muscular reduzirá significativamente. A atividade do sistema nervoso simpático, o sistema nervoso que está sempre alerta, diminui consideravelmente e o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo estado de deixar-se ir, passa a tomar as rédeas da vida.

Você sentirá dificuldades inicialmente, mas com o passar dos dias, seu corpo pedirá esse momento de prazer e plenitude. A escolha é somente sua.
A Grande Fraternidade Branca - um caminho para a Luz
Eunice Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário