Sejam bem vindo(a)s!!!

"A SAÚDE E O PRAZER SÃO PARA O HOMEM O QUE O SOL E O AR SÃO PARA AS PLANTAS"

As informações têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.

terça-feira, maio 4

DORES NAS COSTAS

Dor nas costas é o incômodo mais freqüente entre os paulistanos
 A dor nas costas tem várias causas e doenças relacionadas, porém, atualmente, já pode ser tratada com procedimentos menos agressivos e de rápida recuperação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a dor crônica, aquela que persiste por mais de três meses, atinge 28,7% da população acima de 18 anos, residente na cidade de São Paulo. O levantamento revelou também que a dor mais freqüente é a das costas, presente em 22,1% da população paulistana.
Outra pesquisa recente, encomendada pela Pfizer e realizada pelo Ibope, com 1,4 mil pessoas, constatou que a dor na coluna acometeu 64% da população do País pelo menos uma vez na vida. Além disso, mostrou que o problema sofre variações dependendo do sexo e idade. As mulheres (aproximadamente 44%) sentem mais dores nas articulações do que os homens, enquanto as pessoas acima dos 50 anos (cerca de 70%) sofrem mais com dores na coluna.

A boa notícia é que 90% dos casos têm cura em curto prazo, pois a maioria possui origem em atividades corriqueiras, como má postura e prática esportiva com movimentos repetitivos.

Porém, quando as dores são crônicas e/ou irradiam para as pernas, podem estar relacionadas a doenças. “Em adultos abaixo de 50 anos, as causas mais comuns são lombalgia postural e moléstia degenerativa de disco. Já pacientes acima dessa idade podem apresentar também osteoartrite e estenose do canal vertebral”, explica o médico-ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo (IOT-SP) e do Hospital Bandeirantes, Dr. Rubens Rodrigues.

Medidas simples podem prevenir o problema


Os especialistas do IOT-SP ressaltam que medidas simples podem evitar as lombalgias. “Sempre sente em cadeiras com encosto reto. Os pesos somente devem ser erguidos com os joelhos flexionados, mantendo as costas eretas. E, não fique muito tempo sentado; a cada 50 minutos, levante-se e faça pequenos alongamentos, ou seja, movimente-se”, aconselha o Dr. Maurício.

Exercícios físicos também são sempre recomendados. “Com eles, será possível alongar e fortalecer a musculatura do abdome, costas, pelve e coxas, o que é muito importante para suportar melhor o peso corporal e corrigir a postura, diminuindo o estresse da coluna”, explica o Dr. Rubens.

Porém, os médicos avisam que a atividade física errada pode piorar o problema. “Práticas com levantamento de pesos, modalidades aeróbicas de alto impacto e esportes como futebol e basquete são desaconselhados. Já exercícios em piscina, como natação e hidroginástica, são mais adequados”, finaliza o Dr. Rubens.
Publicado em 24 novembro, 2009 

Nenhum comentário:

Postar um comentário