Sejam bem vindo(a)s!!!

"A SAÚDE E O PRAZER SÃO PARA O HOMEM O QUE O SOL E O AR SÃO PARA AS PLANTAS"

As informações têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.

quinta-feira, outubro 13

PREVINA DORES NO CANGOTE!!

Confesse: você anda maltratando seu pescoço. Senta errado na cadeira, fica curvado em frente ao computador, dorme com um travesseiro muito alto, força-o demais quando faz exercícios abdominais na academia. Se até uma girafa, ao beber água, abre as pernas para baixar seus quase 3 metros de cangote e não entortá-lo, você também deveria se preocupar em proteger o seu. Afinal, tem as mesmas sete vértebras cervicais que o do bicho, mas certamente um QI maior do que o dele.
 
Segundo estimativas dos especialistas da Escola Médica de Harvard (EUA), sete em cada dez pessoas vão ter em algum momento da vida um distúrbio nessa região, desde incômodos passageiros até dores crônicas insuportáveis. “São problemas geralmente causados por erros de postura, excesso de tensão muscular ou estresse e, de forma indireta, por exercícios inadequados ou acidentes (como fraturas, hérnia de disco, entre outros)”, diz a fisioterapeuta postural Cinthia Ito, do Instituto Vita, em São Paulo.  
A verdade é que seu pescoço, um sofisticado complexo que envolve músculos, articulações, ligamentos, nervos e ossos, é extremamente sensível e precisa de cuidados – não estamos falando de esconder uma possível marca delatora do chupão – para preservar sua flexibilidade. Lembre-se de que ela garante que você possa entortar a cabeça de maneira estratégica para espiar o decote da gata sentada na mesa ao lado no bar. Já imaginou ter um torcicolo nesse exato momento?

A porção cervical é mais flexível do que o resto da coluna para permitir os movimentos da cabeça. “Mas abusamos dessa maleabilidade”, diz o médico João Augusto Figueiró, do Centro de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O incômodo campeão de ocorrências é o torcicolo. “Ele costuma acontecer de repente e geralmente está associado a traumas banais ou movimentos abruptos da cabeça”, conta Marcelo Poderoso, ortopedista do Instituto Vita. A articulação trava, provocando contração súbita e involuntária do músculo. O pescoço então fica duro. O travamento dolorido tem uma função protetora: evita que a lesão na articulação se transforme em algo mais grave.

No dia-a-dia, muita gente deixa o problema para lá, mas, segundo os especialistas, o ideal seria usar um colar cervical (aquela estrutura horrível que imobiliza seu pescoço, fazendo você parecer um andróide) e tomar analgésicos e relaxantes musculares. Nada de fazer automassagem ou estalar o pescoço para destravar. “O sistema nervoso é como a fiação elétrica de uma casa. Se você mexer nos fios – que no corpo são as raízes nervosas que saem da medula – de maneira inadequada, pode provocar um curto-circuito. Ou seja, manipular essa região incorretamente pode irradiar a dor para outra área do corpo”, explica a fisioterapeuta Cinthia Ito. “O que pode aliviar o desconforto é a aplicação de compressa de bolsa de água quente no local”, ensina o ortopedista Eduardo Barros Puertas, chefe do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

AS PEÇAS QUE DÃO JOGO AO SEU PESCOÇO:

O pescoço é um sofisticado complexo que envolve músculos, articulações, ligamentos, nervos e ossos, é extremamente sensível e precisa de cuidados.
7 vértebras cervicais acomodam os discos intervertebrais que funcionam como amortecedores de impacto.
32 músculos e uma rede de ligamentos mantêm as vértebras no lugar.
8 nervos e 4 artérias conduzem os impulsos nervosos e o sangue.

Voce não vai deixar que um torcicolo faça você perder a cabeça?

ENTÃO RELAXE E ALIVIE A PRESSÃO NO PESCOÇO

Diminua a tensão na região cervical com alongamentos. "Eles também destravam os ombros", diz a fisioterapeuta Adeline Moraschi Enriquez, de São Paulo, que ensina os exercícios passo a passo.

PRIMEIRO RESPIRE

Avalie sua respiração: inspire em frente ao espelho e repare se suas narinas se abrem e a musculatura do pescoço parece saltar. Se for essa a imagem que vê, sua respiração é superficial e sobrecarrega o pescoço ao mandar o ar para dentro - o que é errado. O certo é respirar profundamente, levando o ar até o diafragma, músculo que separa o tórax do abdome.

1. Em pé ou deitado, coluna reta, coloque uma mão sobre o tórax e a outra sobre o abdome.

2. Inspire fundo, percebendo a mão que está no abdome subir. Solte o ar lentamente, sentindo o abdome murchar. "A cada vez que você expira, a musculatura se alonga", explica a fisioterapeuta.

3. Repita até sentir a respiração tranqüila e ritmada.

PARA FAZER SENTADO

EXERCÍCIO 1: sente-se com a coluna ereta, quadril encaixado, sentindo o cóccix (o osso da parte inferior da coluna) apoiado na cadeira.

1. Inspire lentamente, sentindo o ar chegar ao abdome.

2. Expire virando o pescoço para o lado direito, como se fosse olhar por trás do ombro.

3. Segure a posição de 10 a 15 segundos. Inspire novamente e, ao expirar, avance a cabeça um pouco mais. Sinta a musculatura se alongando. Volte à posição inicial. Repita o exercício do lado esquerdo. Faça três vezes de cada lado.

EXERCÍCIO 2: sente-se com os braços esticados e segure a cadeira por baixo do assento.

1. Inspire levando o ar até o abdome e, expirando devagar, incline o pescoço lateralmente para a direita, como se fosse encostar a orelha no ombro.

2. Alongue-se até onde conseguir, mantendo a posição de 10 a 15 segundos. Volte a cabeça à posição inicial. Faça três vezes de cada lado.

PARA FAZER EM PÉ

Fique ereto com os braços relaxados ao longo do corpo e os pés juntos.

1. Inspire profundamente e, ao expirar, leve o queixo em direção ao peito, empurrando os ombros para trás e para baixo. Se quiser, coloque as mãos na cabeça fazendo uma leve pressão para baixo. Suba a cabeça bem devagar. Repita três vezes.

2. Em seguida, expire erguendo o queixo para o alto. Faça três vezes bem devagar.

3. Termine com um movimento de rotação da cabeça de 360 graus, três vezes para cada lado.

PARA FAZER DEITADO

De costas na cama, sem o travesseiro, estenda braços e pernas e inspire fundo. Solte o ar virando o pescoço para o lado direito, olhando para o ombro. Mantenha-se assim por alguns segundos e volte à posição inicial. Repita três vezes de cada lado. "Esse alongamento é ótimo para relaxar antes de dormir", diz a fisioterapeuta Adeline Enriquez.

 
Fonte. http://menshealth.abril.com.br/saude/conteudo_290235/

Nenhum comentário:

Postar um comentário