Sejam bem vindo(a)s!!!

"A SAÚDE E O PRAZER SÃO PARA O HOMEM O QUE O SOL E O AR SÃO PARA AS PLANTAS"

As informações têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.

segunda-feira, outubro 31

SINAIS DE SEU CORPO


"O seu corpo é a base e a metáfora da sua vida, a expressão da sua existência. É a sua Bíblia, sua enciclopédia, sua história de vida. Tudo o que acontece com você é armazenado e refletido no seu corpo. No casamento da carne e do espírito, o divórcio é impossível."

Gabrielle Roth

Consciência corporal

"Muitas pessoas não possuem a percepção do corpo, das suas tensões,  dos seus cansaços. Não conseguem perceber os sinais que o corpo emite". Estes sinais apresentados na pele e no corpo são resultado dos desequilíbrios de energia. 
Um bom  terapeuta pode ler muito bem estes sinais. A partir desta leitura, pode-se equilibrar e harmonizar a energia antes que surjam desequilíbrios físicos.  


Toque

Ao tocar uma pele percebe-se como pode ser benéfico o toque. O toque na pele promove harmonização, equilíbrio interno e vitalidade. Geralmente, as reações e os movimentos do tocado vão ficando cada vez mais lentos e tranqüilos. Surge um estado de relaxamento. As percepções vão ficando cada vez mais lentas, a consciência corporal vai ficando mais aguçada. O mundo e a realidade diária vão sendo minimizadas e o foco no toque aumentado no presente, no estar ali, sem preocupações, desfazendo as tensões.

“O toque é mágico, é poema, é misterioso, é poderoso". Todo potencial sensorial do corpo é despertado, proporcionando sensações e percepções. 


Energia vital

"As sensações de bem estar e tranqüilidade vão tomando conta do corpo". A energia flui livremente pelo corpo e observa-se então um aumento na percepção do corpo e das sensações provocadas pelo toque. Os sentimentos ficam mais tranqüilos e mais aguçados, as emoções se afloram e ficam mais fáceis de serem percebidas.

O corpo da pessoa que toca caminha para um estado de relaxamento, seus músculos são relaxados, soltos e sua respiração acalmada e controlada. “A doçura", a calma tomam conta de quem doa o toque. A energia oriunda do universo é então liberada e conduzida pelas mãos do terapeuta ao corpo da pessoa tocada.

Ah! Como é bom quando estamos sendo tocados, parece o melhor conforto do mundo. O toque é um “remédio” da alma e como remédio natural mobiliza nossas energias internas, energias que promovem o crescimento do ser que ali está; inseguro, vulnerável.

Pele
"A pele conta a vida das pessoas". Tudo fica gravado na pele. É um “cérebro” externo, com memória e com capacidade de provocar mudanças internas. As mudanças são em relação a valores, conceitos, noções do mundo que vão sendo incutidos dentro de nós.

Terapia do toque
A terapia do toque deve ser uma busca e um resgate de um toque profundo, reparador e prazeroso. A terapia de massagem é a vivência da vida em contato, no tato e no toque, é a superação das distâncias e dos abismos físicos, emocionais e dos desequilíbrios energéticos.

Tocar e ser tocado é sentir-se vivo. Ao massagear ou ser massageado experimenta-se o toque na sua plenitude, é integrar experiências, vivenciar emoções e permitir-se.

"Toque o seu corpo, toque outro corpo, deixe ser tocado, desenvolva esta linguagem corporal esquecida e harmonize a energia vital e corporal".


"Oh doce e terno toque
Tão pisado, recusado e evitado...
Manifesta-se tão inibido!
Quase expressão do nada!
Toque é comunicação.
Abandona-se uma linguagem
Expressiva, significativa.
Num simples toque transmite-se
Informações com significados profundos.
Certamente um discurso
Sofisticado não daria conta de
Transmitir o mesmo conteúdo, ao corpo.
Toque é comunicação!
Toque impele e relaciona o ser com o
Mundo e com a vida".

4 comentários:

  1. Jonas, preciso mais uma vez formalizar e tornar público aqui meus parabéns pela concepção deste blog!
    Cheguei aqui hoje e achei que tinha errado o endereço. Que maldade né?! Por que é que não poderia ser o seu. Só porque está muito bonitinho?! Quem disse que você não é capaz né?!
    Pois é meu querido...
    MUITO CAPAZ diga-se de passagem
    .. o blog está 10 Man!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. A saúde começa pela boca.
    Recomendo a todos procurarem um cirurgião dentista para fazer uma avaliação.
    Minha clínica fica em Santo André.
    Acessem meu blog: http://saudebucalsalviatto.blospot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Jonas !
    Parabéns pelo blog, achei muito interessante o poder das plantas.
    Muito sorte, sucesso e luz.
    Eli Mansoldo

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo vc é umas das melhores pessoas que conheci e um ótimo profissional, obrigada por tudo.

    ResponderExcluir